Cenas do Cotidiano

Coisas do dia a dia...

terça-feira, junho 20, 2006

Bilhete de Identidade e Nacionalização...

Respondendo a algumas perguntas que os amigos me fazem á respeito do BI e da nacionalização… Desde que vim viver para a Holanda, iniciei logo o processo para residente e comecei a estudar holandês, por determinação da Prefeitura. Aliás, todos são obrigados a estudar se quiserem ficar por lá. Então, com a família do marido em Portugal, dava mais jeito pensar em agir aqui… então, o marido como todo português, quer vir sempre para cá e nós estamos aqui muitas vezes. Ocorre que, sempre que retornamos do Brasil, via Lisboa, pois ultimamente temos viajado via TAP, ele ficava irritado porque eu entrava numa fila e ele em outra, como no Brasil, mas lá ele não se irrita. Então todas as vezes ele fazia o mesmo comentário: vamos tratar da sua documentação cá em Portugal e eu, nada dizia, quando foi em 2000 começamos uma verdadeira via sacra…e agora vocês já sabem, tenho o BI, resta aguardar o outro processo. Quanto á nacionalidade holandesa, eu não a tenho por alguns motivos: o processo é longo, como em Portugal e, como não requeri quando terminei a escola, agora teria que fazer uma prova de holandês e eu não estou para retornar á estudar holandês, pois estou em outra… rs. e não quero mais gastar, até porque, imagino que não posso ter mais de uma e mesmo que possa, duas já dá bastante trabalho… Eu não perdi a nacionalidade brasileira. Entretanto se tivesse que perder para ter quaisquer outras, eu prescindiria, com certeza… não tenho nem nunca tive qualquer problema em qualquer fronteira. É verdade que no aeroporto de Veneza, por duas vezes me perguntaram se era italiana, e eu ri e respondi num bom português: NÃO e, estou feliz por ser brasileira e ter um passaporte verde. Santa ignorância porque a maioria dos passaportes europeus são vermelhos…. nem imagino porque aquele senhor me fez aquela pergunta. Não tenho nem de longe um “tipo diferente”, nem danço o Tchan, por essa razão, sou a mais comum dos mortais….rs.

3 Comments:

  • At 7/06/2006 12:41:00 PM, Blogger Naldy said…

    Querido casal 20,vim deixar um beijo saudoso, afinal ferias fazem isso conosco: ficamos longe dos blogs amigos. Mas vim e já vou sair novamente, agora sem os meninos, que estao no Brasil de férias tb.
    Mas tinha que visitar os meus amigos blogueiros !
    Quanto `a sua nacionalizacao, se pudesse fazer a portuguesa faria 'na hora' pois realmente essas provas holandesas sao demais!
    BJS

     
  • At 7/26/2006 05:37:00 PM, Blogger Sylvie said…

    Olá. Estou a fazer uma pesquisa na Net para ver se encontro mais alguém na mesma situação que eu mas pelos vistos infelizmente sou mesmo a única!!Pelo menos aqui em Portugal, não digo no mundo inteiro!
    Acabei a descobrir o seu Blog e após ler o post da nacionalidade/B.I., não podia deixar de lhe dar o endereço do meu blog onde eu conto tim-tim- por tim-tim a situação vergonhosa pela qual estou a passar sem ter culpa nenhuma. Neste momento, por culpa do nosso querido sistema português, por culpa da nossa querida burocracia eu vivo como se fosse um fantasma. Só existo às vezes e na maioria delas é só para pagar. Não tenho direitos nenhuns nem como pessoa nem como cidadã. Ter os direitos eu tenho, não posso é fazer uso deles. Não posso usufruir deles. E nem me posso queixar porque não existo! A morada do meu blog é: http://identidadedesconhecida.blogspot.com e gostava mt que fizesse uma visita. Leia, sinta-se à vontade para comentar e acredite que é tudo verdade. Está a passar-se comigo, em pleno século XXI, e em plena Comunidade Europeia! Isto é um cúmulo da burocracia, dura há vários e vários anos (desde que nasci praticamente, e já tenho 31 anos)e a minha intenção com este blog é divulgar esta história absurda ao máximo de pessoas possíveis pois isto é uma vergonha! Já escrevi para várias entidades e pessoas tais como o Sr. Presidente da Republica portuguesa, para o 1.º Ministro,para os meios de comunicação social, etc., para me auxiliarem pois não consigo resolver isto sózinha mas parece-me que nem com ajuda! Que também não tem sido nenhuma. Ninguém imagina o que é viver sem ter um documento identificativo (BI), sem uma nacionalidade, e isto sem eu ter feito mal nenhum a ninguém! Mas eu não vou desistir.
    Cumprimentos,
    atenciosamente,

     
  • At 12/25/2007 06:04:00 PM, Blogger A arte de ser feliz said…

    Nossa parabéns seu blog está ótimo, as fotos maravilhosas...

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home